Conheça 10 Costumes da Nova Zelândia

Costumes da Nova Zelândia são extremamente valorizados por seus habitantes, pois traduzem a diversidade desse país colonizado por ingleses que encontraram alí um povo e uma nação já estabelecidos e que também tinham seus próprios costumes.

Na Nova Zelândia, o povo maori é muito respeitado, assim como sua língua. Dessa interação entre povos tão diferentes, consolidaram-se uma série de tradições que são um retrato da diversidade cultural e dos costumes da Nova Zelândia.

Para você conhecer melhor esses costumes Neozelandeses, fizemos uma lista com 10 deles.

1 | Dirigir do lado esquerdo

Não é exatamente um costume, mas um resquício da lei de trânzito da Inglaterra que vale também na Nova Zelândia de hoje. Fique esperto quando for dirigir!

2 | Cumprimentar-se tocando nariz e testa um do outro

O povo Maori se cumprimenta com um “hongi”. Consiste em duas pessoas encostarem os narizes e as testas. Eles acreditam que quando fazem isso demonstram que “conhecem as almas um do outro”. Dentre os costumes da Nova Zelândia, este é um dos mais interessantes.

3 | Powhiri, a cerimônia de boas-vindas

Durante esse costume da Nova Zelândia, os recém chegados ouvem discursos, músicas tradicionais na língua nativa e depois cumprimentarão os anfitriões com o hongi, descrito acima.

4 | Kapa Haka

O Kapa Haka se trata de uma performance em grupo das canções e das impressionantes danças típicas dos maoris, tanto as danças guerreiras, quanto as danças festivas. É um espetáculo belíssimo que deve ser assistido por todos os que visitam a Nova Zelândia.

5 | Te Reo Maori, o idioma nativo

Dentre os costumes da Nova Zelândia, a língua maori é um dos mais bem preservados. Na verdade, a maioria dos neozelandeses estão familiarizados com expressões e frases dessa língua ancestral.

6 | “A Colmeia”

Os habitantes da Nova Zelândia deram um nome bastante interessante para o prédio onde fica a sede do governo. Elé é chamado de “A Colméia”. Isso porque é extremamente parecido com uma.

7 | A arte da tatuagem: Ta moko

Essas famosas tatuagens refletem de forma especial a identidada cultural do povo maori. Retratam a chamada whakapapa, ancestralidade da pessoa, que representa toda sua história de vida. Segundo a tradição antiga, os desenhos de cada tatuagem mostram as habilidades de caça, sabedoria e posição social de cada um.

8 | Pakeha: os não-maori

Essa interessante palavra é usada para designar as pessoas de pele branca. Na verdade, significa pele clara, mas era usadada pelos nativos maori para indicar os que não pertenciam ao seu povo e se mantém até hoje.

9 | Raranga: tecelagem maori

O clima das ilhas foram determinantes para definir esses costumes da Nova Zelândia que incluem confeccionar capas, cestas e tapetes por meio de uma técnica especial e artística de tecelagem. Para isso, utilizam uma fibra chamada de harakeke, apelidada de “o linho neozelandês”.

10 | Whakairo: contando histórias por meio do entalhe

Estes belos objetos decorativos contam também histórias que explicam diversas tradições culturais e costumes da Nova Zelândia. Normalmente são produzidas armas, enfeites, utencílios, instrumentos musicais, painéis e até canoas. São uma bela recordação para se levar do país!

Peça já o seu orçamento!

Seu nome:

Seu e-mail:

Telefone:

Assunto:

Mensagem:

Peça já o seu orçamento!

Seu nome:

Seu e-mail:

Telefone:

Assunto:

Mensagem:

Peça já o seu orçamento!

Seu nome:

Seu e-mail:

Telefone:

Assunto:

Mensagem:

Peça já o seu orçamento!

Seu nome:

Seu e-mail:

Telefone:

Assunto:


Mensagem: