Como usar Transporte Público em Toronto

Toronto definitivamente foi feita para ser explorada a pé; ela é plana, fácil de se localizar e com residentes sempre prontos a te ajudar com o mapa ou direção. Mas, por ser uma cidade espalhada, provavelmente durante sua visita, você precisará usar algum transporte público: metro (subway), onibus (bus) e/ou os famosos bondinhos (streetcar).

O transporte público de Toronto é chamado de TTC (Toronto Transit Commission) e te leva pra todo canto.

A melhor maneira de ter uma visão geral de como o TTC se espalha por Toronto, é pegando um mapa geral do transporte público da cidade em alguma linha do metro. Para se localizar, tenha sempre em mente a Yonge Street para definir seu norte e sul, o sul é onde fica o Lago Ontario. A Yonge St é também a linha divisória da parte leste e oeste da cidade, digo isso pois grande parte das ruas no centro de Toronto tem o mesmo nome, mudando somente o final leste ou oeste (East ou West), dessa forma não esqueça de prestar atenção no final do nome da rua, do contrário, você pode parar em um lugar completamente diferente do que está procurando.

As principais paralelas horizontais são: King St, Queen St, Dundas St e Bloor St que te levam para o leste e oeste (indo ainda mais ao norte, outras principais seriam a Eglinton St e eventualmente a Sheppard St, se chegar ao bairro North York, Claro que tem muitas outras ruas, mas sabendo essas já vai ajudar bastante!).

Se você não conseguir identificar nos mapas como fazer pra ir e vir de transporte publico, uma maneira de planejar seu trajeto, é usando o “Trip Planner” oferecido pelo website do TTC, para isso, basta colocar a intersecção ou ponto turístico de onde você vai sair e pra onde quer ir e pronto, ele apresenta o itinerário, incluindo horários pra você.

Ou o google maps pra essa tarefa, já que eles está cada dia mais preciso e é mais fácil de se localizar no mapa. Para quem nunca usou, a ideia é a mesma do Trip Planner, indique a localização de onde vai partir e peça direção para onde quer chegar, selecione o botãozinho do “ônibus” para ele indicar a direção usando transporte público e prontinho!

Preços do passe para Adultos

  •  ticket for $3.25
  • 3 tokens for $8.70 (* Token: é o nome dado para a moedinha do metro)
  • Day Pass: $12 (cartão válido para 1 dia, somente aos finais de semana e feriados, para família de até 6 pessoas – Ex.: 2 adultos + 4 crianças)
  • Cartão semanal: $42.25 (válido de segunda a domingo e não com outras combinações)
  • Cartão Mensal (metropass): $141,50 (cartão é válido a partir do primeiro dia de cada mês)

Esperando o metrô na estação “Yonge-Sheppard”

Exemplo do Day Pass do TTC em Toronto

Onde comprar os tickets /passes do TTC

  • Tickets individuais e cartões semanais podem ser adquiridos em qualquer estação de metro da cidade, diretamente no caixa e em maquinas (mais fácil comprar no caixa!).
  • Tickets individuals de onibus e streetcar, podem ser pagos diretamente para o motorista, mas lembre-se que é preciso ter o valor exato, pois o motorista/cobrador não trabalha com troco.
  • Cartão mensal pode ser adquirido em qualquer estação de metro a partir do dia 24 do mês anterior até o dia 04 do mês de validade do metropass.
  • Metropass do mês corrente pode ser comprador até dia 15 nas estações de metro Davisville e Bloor-Yonge.
  • O Metropass dá direito a alguns descontos em atrações turísticas e outras coisinhas, veja mais no link (em inglês) no Metropass Special Offers

Exemplo de uma entrada do metro

Como usar o transfer

Quando sua viagem for incluir dois meios de transporte do TTC (Exemplo: metro e streetcar), você pode se beneficiar do “transfer”, que te dará o direito de continuar a viagem sem precisar pagar novamente. Para isso é essencial que no início da sua viagem você pegue o “papelzinho do transfer” nas máquinas de transfer e apresente no outro transporte quando entrar (é uma maquina vermelha que você encontrará logo que entrar no metro – veja abaixo).

Caso estiver no ônibus ou street car, peça para o motorista o ticket do transfer assim que pagar sua viagem.

PS: Não é válido para continuação de viagem no mesmo meio de transporte, somente para conexão entre um transporte e outro.

Maquina de Transfer em Toronto

Dicas Extras Para te Transformar em Expert

  • O horário de ônibus, metros e streetcars são diferentes aos finais de semana.
  • Infelizmente cada viagem é igual a um token. Não há beneficio de horário para as idas e voltas, o que significa, que você não pode dar uma paradinha rápida no supermercado durante sua viagem usando o mesmo ticket.
  • O preço do ticket da viagem é sempre o mesmo, independente se você percorre somente uma estaçõ ou todas as estações.
  • Esta chegando em Toronto o Presto, um cartão para ser usado nos transportes publicos que você carrega $$$ e vai usando, em algumas estações já está operação.
  • O Go Train, que não faz parte do TTC, é o trem que leva as pessoas do/para o suburbio.
  • Outras empresas como YRT Viva, servem outras cidade ao norte de Toronto (York region).

Connection Line

Atuando no mercado desde 1989 a Connection Line possui experiência comprovada, oferecendo todo o apoio e a maior variedade de produtos e serviços, para que sua experiência no exterior seja realmente enriquecedora.

Saiba mais em www.connectionline.com.br

Visualizar todos os posts do Blog

Receba nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e promoções da Connection.

 
 
Siga nas Redes Sociais
Peça já o seu orçamento!

Seu nome:

Seu e-mail:

Telefone:

Assunto:

Mensagem:

Peça já o seu orçamento!

Seu nome:

Seu e-mail:

Telefone:

Assunto:

Mensagem:

Peça já o seu orçamento!

Seu nome:

Seu e-mail:

Telefone:

Assunto:

Mensagem:

Peça já o seu orçamento!

Seu nome:

Seu e-mail:

Telefone:

Assunto:


Mensagem: